A reunião debateu diversos assuntos, entre eles a organização da confraternização de final de ano do Conselho.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Gerson Horn realizou a abertura do encontro agradecendo a presença de todos e apresentando o primeiro o assunto a ser debatido entre os conselheiros, o relatório de produtores beneficiados com sementes de milho do programa Troca-troca do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires. Os produtores aprovados no programa são: Bruno Heissler com um saco; Claudia Heissler com três sacos; Jussara Beatriz Steffens com dois sacos; Lucila Kroth com dois sacos e Maria Celi Vieira com dois sacos.
Também houve a apresentação dos nomes dos produtores interessados em adquirir milho balção através do CONAB. O Presidente do Conselho falou sobre a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. Outro assunto debatido foi o transporte de calcário que deverá ser feito nos meses de janeiro e fevereiro.
O chefe do Escritório local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira falou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), relatando que já foram realizados 60 cadastros em quatro dias de trabalho e que tranquilamente a Emater conseguirá atender os produtores de Mato Leitão. O presidente ainda informou a data da confraternização de final de ano entre os conselheiros, que está agendada para o dia 27 no Sítio Hotel Mato Leitão, localizado em Vila Santo Antônio.
Segunda dose contra a febre aftosa
A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa acontecerá apenas para animais de zero a 24 meses de idade. O produtores com mais de 30 animais deverão comprar vacinas no comércio e levar a Nota Fiscal até a Secretaria Municipal da Agricultura.