Prefeitos e vices dos municípios que serão parceiros do projeto Frango de Corte da Dália Alimentos conheceram as instalações do Complexo Avícola, que está em fase de edificação em Palmas, Arroio do Meio. O frigorífico terá uma capacidade inicial para abater 55 mil frangos diariamente. A previsão de conclusão da obra e início de operação está prevista para meados de 2019.
O prefeito Carlos Bohn, vice Arly Stöhr, presidente da Câmara Elton Uhlmann e diretoria do condomínio, Joao Carlos Machry, Gerson Alf e José André Schmitz acompanharam a visita. Mato Leitão será sede da Unidade Incubatório e de um dos nove condomínios para terminação de frangos. O gerente da Divisão Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, apresentou as instalações, detalhando as repartições e os compartimentos da planta.
O Complexo Avícola é constituído por um abatedouro, por uma fábrica de rações e por uma fábrica de farinhas. A área total construída ultrapassa os 17 mil metros quadrados e o valor total do empreendimento está orçado em R$ 95 milhões, financiados pelo BRDE. A previsão de conclusão da obra e início de operação está prevista para meados de 2019.
O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, disse que o objetivo do encontro foi mostrar aos prefeitos o estágio do andamento das obras, para que acompanhem, desde o início, todas as etapas do projeto.
CONDOMÍNIO
Seis municípios já estão definidos para sediar um condomínio cada: Mato Leitão, Marques de Souza, Venâncio Aires, Vespasiano Corrêa, Anta Gorda e Encantado, que estuda a instalação de um segundo grupo. No total serão nove condomínios e cada um terá oito pavilhões com capacidade para 275 mil aves.
PROJETOS
A construção do matrizeiro (granjas matriz/recria) está prevista para o município de Vale Verde, investimento de R$ 16 milhões. O Incubatório (1,2 milhão de pintos/mês) é projetado para Mato Leitão, área em Palanque Pequeno.