A educação ambiental tem como objetivo de modificar positivamente uma comunidade. Com orientação do Departamento de Meio Ambiente alunos estão desenvolvendo ações de arborização em Mato Leitão. A primeira etapa ocorreu na Vila Santo Antônio com envolvimento de alunos da Emef Santo Antônio de Pádua.

O trabalho, com participação ainda do Conselho Municipal de Meio Ambiente e servidores da Secretaria de Obras, visa transformar a paisagem dos pontos urbanos com arborização adequada. “Inicialmente se pensou no planejamento, tanto do local das mudas, como a espécie indicada, que não seja um problema futuro”, disse o engenheiro florestal Antônio Augusto Machado, responsável pelo departamento.

Dessa forma foram plantadas 35 mudas da espécie Quaresmeira (Tibouchina granulosa) em frente à escola e proximidades. “Essa espécie foi escolhida por ter sistema radicular não agressivo e porte adequado”, destacou Machado. Em frente ao Parque Municipal das Orquídeas foram plantadas 15 mudas de Sibipiruna (árvore de sombra) de Acer-verde (beleza diferenciada nos períodos de outono).

O projeto de arborização terá novas etapas em outros pontos do município e também na área central, trazendo mais beleza, planejamento técnico e conforto térmico para a comunidade.

ESPÉCIE

A quaresmeira é uma árvore ornamental de porte pequeno a médio. Afloração ocorre duas vezes ao ano, no outono e primavera. É uma espécie amplamente usada na arborização urbana. O Colégio Estadual Poncho Verde também faz parte do projeto.