O coordenador da Defesa Civil Municipal Gilberto Carlos Pfeifer acompanhou na semana passada, em Lajeado, da oitava etapa do projeto Capacitar que teve como objetivo instruir e habilitar coordenadores municipais.
Mato Leitão integra a regional Lajeado juntamente com outros 61 municípios. O coordenador regional, Tenente-coronel André Ricardo Pereira Silvério, explicou que a meta da Defesa Civil é ajudar com mais agilidade e atender da melhor forma as pessoas que necessitam de auxílio em situação de ocorrência meteorológica adversa. “Os agentes municipais estando cientes de todas as ações necessárias fazem o contato emergencial de forma muito mais eficaz”, disse.
Diferentes tipos de ações e documentações foram debatidos no encontro, com destaque para o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Representantes da Defesa Civil Estadual esclareceram várias dúvidas dos coordenadores. O coordenador Gilberto Pheifer destaca que uma das grandes dificuldades envolve documentos. “É cheio de detalhes e tudo precisa estar de acordo com as normas. Esclarecemos muitas dúvidas”, afirmou. Pfeifer destacou ainda que foram tratadas questões envolvendo ações preventivas e ainda quanto a finalidade da Defesa Civil. “O órgão visa atender prioritariamente as pessoas quando ocorrem desastres naturais.
Neste ano, Mato Leitão decretou situação de emergências em duas oportunidades: junho por conta das fortes chuvas e no início de outubro tendo em vista um vendaval. A nona etapa do Projeto Capacitar está marcada para 7 de novembro, em Santa Rosa.
COORDENADORIAS
O Rio Grande do Sul conta com nove coordenadorias regional de Defesa Civil: Metropolitana, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana. Frederico Westphalen, Lajeado e Caxias do Sul. A regional Lajeado é integrada por 62 municípios.
