A Cooperativa dos Suinocultores de Encantado –Dália Alimentos- assumiu oficialmente o compromisso de produzir frangos de forma integrada com o Condomínio Avícola Mato Leitão. O documento que garante a compra da produção e repovoamento dos pavilhões foi entregue ao prefeito Carlos Alberto Bohn pelo presidente do Conselho de Administração Gilberto Antônio Piccinini.

O encontro ocorreu na última terça-feira, 4, na sede da Prefeitura com a presença do assessor jurídico da Dália Reinaldo Cornelli e o técnico da Área Frango Vanderlei Michelon. João Carlos Machry, secretário da Agricultura, também acompanhou a reunião. A sede do Condomínio Avícola Mato Leitão será em Sampaio Baixo. A compra da área de 10,4 hectares que pertencia aos irmãos Paulo Roberto e Eloir Pilz foi concretizada pela Prefeitura no início desta semana, num investimento de R$ 442.078,03.

A expectativa da Dália Alimentos é de que as obras no condomínio possam começar ainda neste ano contando com apoio da Prefeitura em serviços de terraplanagem, acesso, poço artesiano e rede elétrica. O início da produção de frangos está previsto para meados de 2019.

Fundado no ano passado, o condomínio é integrado por 19 produtores de Mato Leitão, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul. O projeto prevê oito pavilhões com 2.480 metros quadrados com capacidade total de 275 mil aves/lote, sendo 34 mil aves alojadas em cada pavilhão.

INCUBATÓRIO

O presidente Gilberto Piccinini atualizou as informações sobre o projeto do incubatório, previsto para uma área em Palanque Pequeno. O início das obras ainda depende de uma liberação do Ministério da Agricultura, situação que segue em análise. Piccinini afirmou que a equipe técnica da cooperativa acompanha de perto a tramitação.

FRIGORÍFICO

O Complexo Avícola engloba frigorífico, fábricas de ração e farinhas. O investimento gira em torno de R$ 95 milhões. As obras no prédio do frigorífico estão adiantadas na localidade de Palmas, Arroio do Meio.