Os cerca de 200 associados que participam dos nove núcleos de produção de frango de corte do América Programa Avícola estiveram reunidos na quarta-feira, 17, para debater o andamento dos projetos, custo e financiamento. O encontro ocorreu no Clube Comercial, em Encantado.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, detalhou cada fase do programa que se encontra em fase de desenvolvimento. A ênfase principal foi para a etapa que abrange o quadro social, ou seja, para os núcleos de produção de aves, que já estão divididos em nove empreendimentos e serão edificados em municípios da região.

Uma comitiva de Mato Leitão, que será sede de um núcleo e da Unidade Incubatório, acompanhou a reunião. O condomínio local é integrado por 16 produtores (14 locais e dois de Cruzeiro do Sul), além de uma cota da Dália. “Este é um projeto de alta complexidade. Estamos ingressando em uma atividade inédita para a Dália, em que a parceria entre cooperativa, associados e funcionários será fundamental para a boa gestão e andamento dos trabalhos” disse Freitas.

Carlos Alberto de Figueiredo Freitas explicou o andamento das etapas
Carlos Alberto de Figueiredo Freitas explicou o andamento das etapas

OUTRAS ETAPAS

A cooperativa trabalha na construção do abatedouro de aves, fábricas de ração, farinhas de carnes e de ossos (Arroio do Meio) e incubatório (Mato Leitão), num investimento de R$ 95 milhões. Já um grupo de 32 empregados da Dália serão responsáveis pelo matrizeiro (granjas de recria e postura para produção de ovos férteis), empreendimento em Vale Verde.