Escola recebe visita de moçambicano que aproveitou a oportunidade para falar sobre a realidade e a cultura da África.
Na semana dedicada à Consciência Negra – 16 a 20 de novembro – a EMEF Santo Antônio de Pádua recebeu a visita do moçambicano Sansão Albino Timbane, graduado em Química e Biologia – Mestre em Informática na Educação – UP, Especialista em TICs – AVU/Gronigen, Estagiário na Makerere University, Docente na Universidade Pedagógica – ESTEC, Chefe do Departamento de Assistência Técnica e Redes – CIUP e Doutorando em Informática na Educação – UFRGS.
O visitante conversou com os alunos da escola, mostrando um pouco da cultura da África, especialmente de Moçambique, seu país de origem. Mostrou imagens e falou sobre a realidade escolar, as moradias, a gastronomia, o turismo, a arte, as vestimentas e a música. Também mostrou como se usa a “capulana”, um grande manto de tecido colorido que serve como saia, como lenço na cabeça ou como colo para o bebê. Cantou e dançou com as crianças músicas típicas infantis de cantores famosos. Respondeu a muitos questionamentos e curiosidades dos alunos relacionados aos mais variados assuntos: casamento, moeda, língua, famosos, futebol, proporcionando um momento de grande aprendizagem de uma maneira prazerosa e lúdica.
A escola agradece a solicitude e as boas energias trazidas pelo Sansão, enriquecendo e alegrando a família SAP com seu entusiasmo e alegria contagiante.
História
O dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.