A Secretaria Municipal da Educação promoveu nesta segunda-feira (16) a formação continuada para todos os professores e servidores que atuam em Mato Leitão. A capacitação contou também com a presença da equipe do Colégio Estadual Poncho Verde. O recesso dos quase 1.000 alunos segue até o final do mês.

A atividade, no auditório do Poncho Verde (dois turnos) abordou temas envolvendo a saúde dos educadores com o tema principal ‘cuidar-se, para poder cuidar’. Palestraram o fisioterapeuta Jonas Walther, fonoaudióloga Gabriela Delazari, nutricionista Juliana Lopes Stona, professora de Educação Física Inês Kroth e a neuropediatra Manuela Graef.

O prefeito Carlos Alberto Bohn fez a abertura oficial do encontro juntamente com as secretárias de Educação Isabel Cristine Machry e da Assistência Social, Eunice Heuser. Bohn destacou a posição de Mato Leitão no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, especialmente na área da Educação (melhor índice). “O resultado é uma construção de muitos anos. O Município sempre teve a educação como prioridade. É um trabalho coletivo com planejamento, empenho e dedicação de todos”, disse.

A formação continuada dos educadores terá outras duas etapas nesta semana: encontros em cada escola na terça-feira, 17; viagem de estudos na quarta-feira (18). As aulas para o segundo semestre recomeçam no dia 30 de julho nos horários normais.

INTEGRAL

O Município concluiu o ciclo de Escola de Tempo Integral com todos os alunos da rede municipal. Crianças a partir de seis meses de idade (escola infantil) até o fundamental (séries iniciais). Outro aspecto de destaque é o equilíbrio nas matrículas de alunos (municipalização da Escola Santo Antônio de Pádua e início das atividades da Emef Ireno Bohn). Atualmente são 585 alunos na rede municipal. Em 2017, o governo municipal investiu R$ 4,5 milhões na manutenção e desenvolvimento do ensino, índice de 30,48% (mínimo obrigatório é de 25%).

Carlos Bohn destacou o trabalho na área de educação
Carlos Bohn destacou o trabalho na área de educação

PALESTRAS

– Jonas Walther: a importância do autocuidado do educador

– Gabriela Delazari: voz e audição, um cuidado para o educador

– Juliana Stona: benefícios da alimentação saudável para a sua rotina

– Inês Kroth: gestão do tempo

– Manuela Graef: dificuldades de aprendizagem

FIRJAN

– Educação: 0.97 (alto desenvolvimento)

– Mato Leitão (geral): 4º lugar no Estado e 45º no ranking nacional