A Secretaria Municipal da Educação promoveu na quarta-feira à noite, 26, o lançamento do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) -Ensino Fundamental- na Emef Santo Antônio de Pádua. As aulas para duas turmas serão diárias (segunda a quinta-feira na escola) e sexta-feira com atividades à distância (oficinas e trabalhos, entre outros). Trinta e oito pessoas residentes em diversas localidades do interior e Centro estão inscritas no projeto que oferecerá transporte escolar exclusivo e alimentação. O prefeito Carlos Bohn lembrou que o EJA é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que não conseguiram concluir os estudos. “Estamos dando todas as condições possíveis com equipe de professores e excelente estrutura desta escola. Ter o estudo completo significa novas e melhores chances no mercado de trabalho”, disse.
A professora Cátia Roberta Vogt da Rosa, diretora da SAP, destacou que o EJA representa a valorização da educação. “Nós educadores sempre lutamos por isso. Quando um governo inicia esse projeto já no primeiro ano de gestão, a educação é valorizada. A equipe de professores abraçou a ideia”, afirmou.
OPORTUNIDADE
Natural de São Leopoldo, João Luís Ferreira, 43 anos, reside há 15 anos na Vila Santo Antônio. Ele é um dos inscritos na Educação de Jovens e Adultos para concluir o Ensino Fundamental.
Ferreira disse que abandonou os estudos na 7ª Série por conta do trabalho e para sustentar a família. “Não tive outra opção, precisava sustentar a família. Essa oportunidade que a Prefeitura está oferecendo chegou na hora certa. E não vou parar com os estudos. Depois vou fazer um curso técnico de informática e, se Deus quiser, uma faculdade”, disse. Ferreira citou que ao longo dos anos perdeu muitas oportunidades de emprego por conta dos estudos. “Não adianta, faz falta na hora de conseguir melhorar de emprego”, completou.
A dona de casa Raquel Soares, 29 anos, também confirmou presença na turma do EJA. Ela precisar largar a escola na 6ª Série para se dedicar aos dois filhos. “Essa chance para concluir os estudos é excelente. Quando fiquei sabendo não pensei duas vezes para me inscrever”, disse.

SOLENIDADE
A aula inaugural na SAP foi prestigiada pelo prefeito Carlos Alberto Bohn, primeira-dama Vera Bohn, secretários Isabel Cristine Machry (Educação), Cleberton Ferreira da Silva (Finanças), presidente da Câmara Elton Uhlmann (PMDB), Maria Cleci de Borba Niederle da Secretaria da Assistência Social e diretoras de escolas.
