Para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga a data de ontem, 12 de outubro, foi muito especial e emocionante. Além da comemoração pelo dia de Nossa Senhora Aparecida e pelo Dia das Crianças, foi o dia de comemoração pela passagem dos 20 anos de história da escola. Pais, familiares, alunos, autoridades municipais e comunidade em geral participaram deste ato, que também contou com a presença de alunos da primeira turma da instituição e os primeiros funcionários e professores, que foram homenageados durante a solenidade.

A atividade alusiva ao aniversário da escola iniciou às 8h30min com recepção dos alunos, familiares e comunidade. Após, foi feita uma solenidade que contou com a participação de autoridades municipais que participaram de todos os governos que fizeram parte da história da Emei Vó Olga. Em especial foram homenageados os alunos da primeira turma da instituição e os primeiros professores e funcionários da escola. Além disso, a atual equipe da Emei Vó Olga também foi parabenizada por estar dando continuidade a história da educação infantil em Mato Leitão. Durante toda a manhã haviam brinquedos infláveis disponíveis para a diversão de todas as crianças.

A atual diretora da Emei Vó Olga destacou durante sua fala que o sentimento que fica neste momento é de gratidão por todos que fizeram parte desta história. “Sintam-se homenageados conosco todos os educadores que já passaram pela instituição nesses 20 anos. Quando falamos em educadores nos referimos a todos: quem cuida da limpeza, da alimentação, das crianças e da sua educação. Educação essa, que se faz na coletividade e que resulta na escola que temos hoje, motivo de orgulho para a comunidade. Hoje nosso sentimento principal é de gratidão. Obrigado a vocês que já fizeram parte e contribuíram nessa caminhada e um agradecimento aos que hoje trabalham na instituição. Que colaboraram para que essa festa acontecesse”, salientou.

Hoje a Emei Vó Olga conta com quase 200 alunos nos níveis 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e um quadro formado por mais de 50 funcionários (professores, atendentes, monitores, serventes, auxiliar administrativo escolar e estagiários).

HISTÓRICO

No dia 18 de outubro de 1996, com 330 m², foi inaugurada a Creche Vó Olga e com ela um ideal de cuidado e carinho que, ao longo desses anos, foi cultivado por cada pessoa que fez parte dessa história. Na época, a comunidade escolar de Mato Leitão escolheu o nome para esta creche. Entre as sugestões estavam: Favo de Mel, Girassol, Arco Íris, Santa Inês, Vó Olga, Viva a Vida, Artimanha e Mônica. Por unanimidade, foi escolhido o nome Vó Olga, como homenagem a senhora Olga Machry, representando a figura materna com espírito de luta e crença nos valores da vida, simplicidade e dedicação, também numa referência especial à memória de Olga Machry, mãe de 14 filhos.

PRIMEIRA TURMA DA CRECHE VÓ OLGA

Douglas Jornez Henz, Cíntia Raquel Paulus, Cheila Eliana Bourscheid Kirch, Luana Heinen, Jheferson Ficher, Luan Karlo Wildner, Alan Carlos Bohn Seidel, Paloma Reiter, Karine Felzmann, Débora Danieli Henz, Letícia Bergmann Linck, Cleiton Cristiano Warken, Josimara Luana Saibro, Alexandre Loeblein Heinen, Renan Silva Mendes, Matheus Pires, Alana Eduarda Schnorr, João Carlos Pflugseder, Fabrício Augusto Kroth, Juliana Luísa Koch, Alana Augusta Diel Bohn, Naiara Uhlmann da Trindade, Greice Alana Scheibler, Gustavo Cristiano Goerck, Thaís Elisa Machry, Augusto José Müller, Adriano Mahle, Tainara Fernanda de Macedo.

PRIMEIRA EQUIPE

Loiva Richter, Simone Cristine Hinterholz, Ângela Dhiel Bohn, Susana Isabel Bogorni, Josiane da Luz, Dione Heinen Bourscheidt, Nair Bogorny Posselt (primeira diretora).

13 de outubro de 2016 – Educação, Cultura e Desporto