O trabalho de atendimento das pessoas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Mato Leitão, denominado de acolhimento, está servindo de exemplo para outros municípios da região. Uma comitiva de Gramado Xavier buscou informações para implantar o sistema naquele município.
O secretário Arcênio Maldaner, enfermeira Carla Inês Heinen Stöhr e outros profissionais explicaram como funciona o atendimento na unidade local, sede também da Secretaria Municipal de Saúde. No sistema acolhimento, o paciente que chega a UBS é recepcionado pela equipe de enfermagem que oferece ajuda (ouvir necessidades) e orientações. A pessoa passa por testes de pressão, oxigenação, temperatura, peso, altura e, quando for necessário atendimento médico ou de outros profissionais.
Em Gramado Xavier o atendimento médico no único Posto de Saúde ocorre ainda pelo sistema de distribuição de ‘fichas’. Sem contar com nenhum suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a referência é o Hospital Vale do Sol, distante cerca de 45km.
COMITIVA
Acompanharam a visita diversos profissionais como dentista, nutricionista, Agente Comunitária de Saúde, enfermeira, farmacêutica e diretor da Unidade Básica.
DADOS
Emancipado de Santa Cruz do Sul em 1993, Gramado Xavier integra a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). A população supera 4,6 mil pessoas e a principal atividade econômica é a cultura do tabaco.