Em conformidade com tema municipal da Semana da Pátria, “Em tempos de Valores Olímpicos, a paz e a união nos inspiram”, as quatro escolas de Mato Leitão desfilaram no último sábado, 3. Um dos principais temas trabalhados pelas instituições durante a Caminhada Cívica foram os valores.

A primeira escola que desfilou foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga. O educandário conta hoje com 193 crianças matriculadas, 59 funcionários, entre professores, atendentes, monitores, serventes, auxiliar administrativo escolar e estagiários. Como tema, a escola trouxe para o desfile cívico “Os valores olímpicos nos inspiram a paz com o mundo”.

Para a escola este é o mundo que todos fazem parte enquanto seres humanos e que cada indivíduo estabelece relações desde o nascimento. Desta forma, como educadores a escola pensa em cuidar deste mundo. A Emei Vó Olga também trouxe experiências vivenciadas através do projeto Civitas, desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura de Mato Leitão e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cada nível da escola também trouxe para o desfile seu projeto desenvolvido em sala de aula.

O nível 1 com o tema “O nosso mundo tem”, o nível 2, trouxe a “Borboleta Tatá”; o nível 3 desenvolveu o projeto “Vamos plantar comida de passarinho para colorir o nosso mundo”; o nível 4 o tema “Coisas que voam”; o nível 5 que está se e aventurando com o amigo ‘Fernandinho’ seu avião vermelho, conhecendo lugares do mundo; e o nível 6 como o tema “Amigo Aventureiro do mato”.

Em seguida a Emef Ireno Bohn fez sua participação no desfile. Criada no dia 11 de dezembro de 2015 pelo decreto Nº 3.705 e inaugurada no dia 21 de março deste ano, o educandário conta, atualmente, com 63 alunos em tempo integral do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. A escola trouxe para a Caminhada Cívica o ideal de que depende de cada um de nós traçar o seu caminho evidenciando a grandeza do cultivo dos valores.

A escola trouxe para o desfile o arco-íris, símbolo do caminho a ser percorrido e nele as palavras que ela deseja passo a passo traçar, construir e colorir a história de uma nova caminhada e assim construir conhecimentos, valores, aprendizagens e novas descobertas, possibilitando um mundo melhor.

A Emef Santo Antônio de Pádua foi a terceira escola a desfilar. Com 267 alunos, atendimento nos turnos da manhã e tarde e do 1º ao 5º atendimento em tempo integral, a instituição tem como filosofia “Construir saberes e valores para intervir na realidade”. O trabalho na escola é desenvolvido em forma de projetos que potencializam a aprendizagem e dão ênfase a necessidade da vivência dos valores necessários à boa convivência e a vida.

Neste ano, a escola desenvolve o projeto “Eu, família, escola, comunidade, mundo. Juntos somos mais.” Cada turma da escola trouxe para o desfile a sua bandeira, tendo em vista que a escola trabalhou durante o ano a Olimpíada e cada turma é uma equipe. Além disso, o educandário contou com a participação especial do professor de educação física, Daniel Sehn, que trouxe consigo a Tocha Olímpica oficial que recebeu após ter participado da condução dela na cidade de Lajeado.

Por fim, a última escola a desfilar foi o Colégio Estadual Poncho Verde. O educandário atende atualmente 432 alunos do Ensino Fundamental e Médio. O corpo docente é formado 32 professores e seis funcionários. Neste ano, o tema do colégio para a Caminhada Cívica foi ‘Cidadania é participação’.

 Desta forma, o Ensino Médio apresentou para toda a comunidade presente o tema municipal da Caminhada: “Em tempos de valores olímpicos, a paz e a união nos inspiram”. O Ensino Fundamental séries finais apresentou o tema estadual: “Centenário da Brigada Militar” e o Currículo por atividades o tema nacional: Centenário da Defesa da Liga Nacional”. Além disso, a escola desfilou ao som da banda formada pelos seus próprios alunos, o que chamou muito a atenção dos presentes.

Demais fotos do desfile podem ser vistas na matéria:

ESCOLAS E COMUNIDADE PARTICIPAM DE CAMINHADA EM HOMENAGEM A PÁTRIA

8 de setembro de 2016 – Educação, cultura e Desporto