A Secretaria Estadual da Saúde definiu que a vacinação contra gripe (influenza) poderá ser aberta a população geral (acima dos 6 meses de idade) a partir de agora. A campanha nacional foi iniciada em abril para os grupos prioritários.

No Rio Grande do Sul, até o momento, 1.912.279 de pessoas já se vacinaram contra a doença. A cobertura vacinal entre os grupos que se tinha uma meta de vacinação de 90% (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores), é ainda inferior a 50%.

O número de doses para a campanha da gripe é limitado a quantidade do público estimado entre os grupos prioritários, não havendo a previsão no aumento no número recebido pelo Ministério da Saúde. Por isso, as doses agora disponíveis para a população em geral compreendem a quantidade que não foi utilizada pelos grupos prioritários até o momento.

MATO LEITÃO

Na UBS Central a vacinação atenderá todas as pessoas conforme a disponibilidade de doses. Índices da imunização nos grupos prioritários: idosos 73%; servidores da Saúde 105%; gestantes 48%; doentes crônicos 96% e crianças com 32%.

Na campanha do Sarampo o índice de imunização é de 44% com 103 dose aplicadas até o momento.