Com um trabalho envolvendo mais de 500 famílias, a equipe da Emater definiu três metas principais de atuação para Mato Leitão neste ano. O escritório local, que funciona na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, faz parte da regional Soledade composta por 39 municípios dos Coredes Alto da Serra do Botucaraí (16 municípios) e Vale do Rio Pardo (23 municípios).

O plano de atuação foi apresentado oficialmente durante uma reunião com o prefeito Carlos Bohn, secretário da Agricultura João Carlos Machry, gerente regional adjunto da Emater Carlos Corrêa da Rosa e os técnicos Claudiomiro da Silva de Oliveira e Rudinei Pinheiro Medeiros. Três programas são prioridade: Gestão Ambiental (avaliação social, ambiental e econômica de 20 famílias); Inclusão Social (apoio a um trabalho da Languiru no setor leiteiro) e Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares).

Carlos Corrêa destacou que os técnicos locais terão total apoio do Escritório Regional para as diversas atividades no desenvolvimento rural sustentável, visando o fortalecimento da agricultura familiar e qualidade de vida para os moradores do interior.

ALIMENTOS

Os técnicos acompanham de perto o trabalho de produção e venda de alimentos para merenda escolar e ainda no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em 2015, por exemplo, agricultores locais comercializaram 16 toneladas com entidades de Lajeado. A Emater elaborou um projeto local no PAA com recursos na ordem de R$ 100 mil que aguarda posicionamento da União.