Integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) do Colégio Estadual Poncho Verde tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga, referência estadual em ações de sustentabilidade. Fundado em 2004, o centro é mantido com recursos públicos e de doações numa área de 10 hectares.
Os guias Cátia Appolo e Antoninho Portilho, coordenados pela diretora Fabiana Haubert, mostraram o funcionamento de diversos projetos ambientais. O Centro de Estudos envolve ampla área preservada com trilha ecológica, duas salas de aula, espaço da agroindústrias, estufas, viveiros, pomares, lagos e áreas com plantas medicinais, aromáticas, compostagem, minhocário, entre outros.

De iniciativa municipal, o centro recebe visitantes de todo o Estado a partir da educação infantil até terceira idade. A comitiva mato-leitoense reuniu alunos, professores, pais, integrantes da Associação de Pais e Mestres (APM) e Conselho Escolar. O estudante Renan Weber Nunes, 9 anos, achou a visita bem legal. “Deu pra ver bastante coisa, principalmente plantas medicinais. Muita coisa já tem em casa”, disse.

O representante da Emater, técnico Rudinei Pinheiro Medeiros, destacou o modelo adotado pela equipe. “É interessante o sistema que envolve sala de aula e contato direto com a natureza com os roteiros pela área do centro. Aqui também tem um resgate natural dos chás. Considero muito positiva essa visita”, afirmou.
ROTEIRO
A excursão da comissão do Com-Vida incluiu as cidades de Sapiranga, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, na Serra gaúcha.