Na última sexta-feira, 8 de janeiro, aconteceu o encontro de encerramento do grupo de tratamento do tabagismo iniciado em outubro de 2015. O tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde objetiva o acompanhamento dos usuários com interesse em tratar a dependência ao tabaco, através do apoio médico, de enfermagem, psicológico e medicamentoso ao longo de três meses.

No município, a equipe composta por médico, psicóloga, enfermeira, farmacêutica e técnica de enfermagem recebeu o apoio da cirurgiã dentista, nutricionista, educadora física e dos agentes comunitários de saúde, que a cada encontro forneciam orientações pertinentes sobre o assunto aos pacientes.

Os encontros foram realizados no primeiro mês de forma semanal, no segundo mês de forma quinzenal e no terceiro mês mensal. O grupo que contou com a participação de 12 integrantes, reuniu-se sempre nas sextas feiras a tarde para em conjunto vencer o hábito de fumar.

Ao final do período dos encontros, oito integrantes obtiveram sucesso com a cessação do hábito de fumar, enquanto que dois conseguiram reduzir o número de cigarros consumidos e dois integrantes abandonaram o tratamento.

No último encontro, o grupo sugeriu a continuidade do acompanhamento de forma mensal, como forma de manutenção. Para tanto foi agendado novo encontro para o dia 12 de fevereiro no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, às 13h30min.

A equipe sente-se satisfeita com os índices obtidos e com o empenho dos usuários ao longo do tratamento. No dia 8, último dia do encontro, aconteceu uma confraternização e a entrega de certificados de participação ao grupo. A prefeita Carmen Goerck esteve presente no ato e parabenizou a todos pelo empenho e dedicação, destacando que são ações como essas desenvolvidas pela saúde que dão mais qualidade de vida às pessoas.

A equipe do tabagismo informa que novos grupos serão organizados e os interessados podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro ou Santo Antônio para efetuar a sua inscrição.

13 de janeiro de 2016- Saúde