A jovem Letícia Schmitt, 22 anos, formada em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) desde janeiro deste ano, participou de uma missão empresarial nos países da Bolívia e Paraguai durante os dias 30 de maio a 3 de junho. Letícia reside em Vila Arroio Bonito e é filha dos proprietários da empresa Conservas Janaína, Larri e Silvia Schmitt, instalada na Cidade das Orquídeas há mais de 20 anos. Nesta semana, a prefeita Carmen Goerck visitou a jovem no intuito de prestigiar a iniciativa dela em buscar informações para aprimorar os negócios da família no exterior.
A participação na missão surgiu devido à vontade de aprimorar os negócios da família para a exportação. Letícia explicou que tudo começou no ano de 2014, quando o irmão Alexandre e o pai Larri foram até Porto Alegre na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) para obter informações de como entrar no mercado da exportação. “Lá, eles nos indicaram o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) de Santa Cruz do Sul que é vinculado a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), localizada em Brasília. Então, a Apex em no mês de março enviou um email avisando que teria essa missão e que interessados deveriam realizar a inscrição. Após, haveria uma seleção das empresas inscritas”. Letícia contou que inscreveu a empresa e após o período de seleção recebeu a notícia de que ela poderia participar da missão. Além da empresa matoleitoense, outras 39 indústrias brasileiras, participaram deste evento. “Tudo isso surgiu do sonho de ampliar os negócios para o mercado exterior”, explicou Letícia.
O objetivo da feira era aproximar empresários brasileiros dos paraguaios e bolivianos para estimular o comércio exterior e incrementar as exportações nacionais. A delegação brasileira foi composta por micro, pequenas e médias empresas dos setores de máquinas e equipamentos, casa e construção, alimentos e bebidas, higiene e cosméticos. Da região participaram a empresa Fontana de Encantado, que trabalha com produtos de limpeza. Do Estado ainda tinham empresas dos municípios de Antônio Prado, Novo Hamburgo, Carlos Barbosa e Pelotas.
Letícia relatou que lá tinha um estande disponível para a divulgação dos produtos produzidos pela empresa. Ela explicou que ainda não tem nenhum negócio fechado no exterior, mas que conversa com alguns possíveis clientes. “A sementinha foi plantada lá. Então agora precisamos trabalhar em cima disso. Não temos nenhum negócio fechado, mas mantenho contato com alguns estabelecimentos que ficaram interessados nos nossos produtos.” Ela explicou que os produtos que eles mais se interessaram foram as conservas de pepinos, a azeitona (muito consumida nos dois países), o alho (produto escasso por lá), os cogumelos e também na maionese, no ketchup e na mostarda.
Para a recém-formada, a experiência foi muito válida. “Foi tudo muito diferente. Eu nunca tinha participado de uma missão, só de algumas rodadas, mas em Porto Alegre. Dá pra tirar muito aprendizado destes eventos porque tu vai trocando ideias com pessoas de outras empresas que são mais experientes. Foi muito válido, ainda mais que estou formada a pouco tempo”, relatou.
Neste ano, haverá outras missões, mas ela não pensa em participar, pois quer primeiro trabalhar em cima dessa que foi agora. No ano que vem pensa em participar de outra, que aconteça em países diferentes, para conhecer outros mercados além do boliviano e paraguaio. Neste momento, ela quer aplicar o que aprendeu na empresa e continuar conversando com estabelecimentos dos dois países. Para Letícia o objetivo principal é o crescimento da empresa de conservas.
A prefeita Carmen Goerck (PP) parabenizou a jovem pela coragem e ousadia de ter participado deste evento, e também a família dela, por ter apoiado a ideia. “Para nós como Administração é importante que nossos empresários ampliem seus negócios, e esta foi uma iniciativa muito produtiva, pois trouxe conhecimentos de diferentes mercados para serem implantado aqui”, destacou Carmen.
Conservas Janaína
A Conservas Janaína é uma empresa que produz e comercializa diversos alimentos em conserva, há mais de 20 anos. Ela está instalada em Vila Arroio Bonito, no interior de Mato Leitão. Hoje, a empresa produz mais de 35 produtos, desde o tradicional Pepino em conserva, até os mais recentes: Maionese, Catchup e Mostarda.