Incrementar a produção leiteira beneficiando a agricultura familiar. Esse é o objetivo principal do programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo idealizado pela Cooperativa Languiru. O lançamento ocorreu no último dia 3 com o envolvimento de diversas entidades com Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região.
Mato Leitão esteve representado na solenidade, no auditório do Sicredi Ouro Branco de Teutônia, pelo secretário da Agricultura João Carlos Machry e dos representantes da Emater Claudiomiro da Silva Oliveira e Rudinei Pinheiro Medeiros. O programa está em fase de estruturação e definição de etapas. O grupo iniciou os trabalhos considerando a sustentabilidade da pequena propriedade, especialmente dos pequenos produtores de leite com dificuldades de produzir volumes que compensem a captação da matéria-prima na área de atuação da Languiru.
O objetivo central está em desenvolver programa de assistência técnica e social que proporcione a continuidade das pequenas propriedades rurais, centrado na viabilidade da atividade leiteira. “Unindo esforços, aproveitando o potencial e as características produtivas regionais, estamos no caminho certo para a sustentabilidade e crescimento das pequenas propriedades”, disse o presidente da Languiru Dirceu Bayer.
ALTERNATIVAS
A base do programa é a cadeia leiteira, com a possibilidade de surgimento de outras opções de atividades. Inicialmente, deverá ocorrer a coleta de indicadores técnicos, econômicos, sociais e ambientais das propriedades participantes, para, a partir disso, sugerir oportunidades de melhoria. “O foco está no atendimento ao produtor rural, incluindo o maior número de produtores possíveis com produção entre 80 e 300 litros de leite por dia. A atividade leiteira é muito importante e envolve muitas famílias”, afirmou o gerente regional da Emater, Marcelo Brandoli.
PRODUTORES
O projeto piloto conta com o envolvimento de 21 municípios, com a seleção inicial de dez produtores em cada um deles: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Brochier, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Mato Leitão, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Rio Pardo, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Teutônia, Travesseiro, Tupandi, Venâncio Aires e Westfália. Após o lançamento regional, haverá a apresentação do programa em cada um dos municípios contemplados, entre os meses de maio e junho. Posteriormente ocorre a pré-inscrição e seleção dos agricultores, com novos associados devendo procurar a Cooperativa Languiru e os já associados dirigindo-se aos escritórios da Emater nesses municípios beneficiados.
