Estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a Educação Infantil aponta que apenas Mato Leitão atende metas nas creches e pré-escolas.
O estudo foi divulgado na tarde da quarta-feira, 24 de novembro, com base nas informações do Censo Escolar de 2014. A partir da análise é possível constar que em toda a região que engloba os 29 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro- Serra, apenas Mato Leitão não apresenta déficit no oferecimento de vagas nas creches (0 a 3 anos) e nas pré-escolas (4 e 5 anos). O município ocupa a 24ª posição no Estado na oferta de vagas, de acordo com o levantamento realizado pelo TCE.
Além disso, segundo o mesmo estudo, a Cidade das Orquídeas está em 7º lugar no Estado no ranking dos municípios que atenderam a meta da Educação Infantil com atendimento em horário Integral das crianças do município nas escolas.
O estudo realizado pelo TCE tem por objetivo estimular a constante ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil, mais especificadamente o atendimento pelos municípios de, no mínimo, o previsto nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
A Administração Municipal ficou muito satisfeita com o resultado do estudo realizado pelo TCE, pois segundo a prefeita Carmen Goerck, este é o resultado de todo o investimento que vem sendo realizado na área da educação. “Nós como gestão priorizamos as obras que envolvem o bem-estar da nossa pulação. Pensamos em primeiro lugar na qualidade de vida da nossa gente, investimos nas pessoas. Temos muitos projetos voltados para a área da educação e o resultado deste estudo demonstra que estamos acertando. É gratificante ver as famílias tranquilas por suas crianças estarem na escola e as crianças felizes por terem este espaço para crescer”, destaca.
O vice-prefeito, Sergio machado também salienta que para um município do tamanho de Mato Leitão é muito importante ser reconhecido desta forma, estando a frente e sendo destaque entre os 29 municípios da região. “Queremos o melhor para nossa população e vemos que nosso trabalho tem trazido resultados, o que nos alegra muito”, relata.