Após dois anos de vigência do Plano Municipal de Educação grande parte das metas e estratégias foram cumpridas em Mato Leitão. O planejamento implantado em 2015 passou por avaliação na quinta-feira, 23, durante conferência municipal com participação de educadores, autoridades e comunidade.

Levantamento aponta que das 20 metas previstas na montagem do plano, dezessete estão cumpridas com destaque para ações na educação infantil, turno integral e ensino fundamental. Garantir uma formação profissional aos profissionais que atual na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das metas que ainda não foi alcançada no município.

O plano municipal é um documento que contém objetivos, metas e ações. “Fazer educação não é fácil nos dias atuais. Vocês (educadores) estão comprometidos com o trabalho e é assim que se consegue avançar proporcionando qualidade no ensino” afirmou o prefeito Carlos Alberto Bohn.

A venâncio-airense Alice Teresinha Theis acompanhou os debates na Seubv. Há 43 anos atuando no magistério a professora afirmou que Mato Leitão é o primeiro município da região a avaliar o plano. Durante conversa com educadores, Alice Theis citou que o grande desafio é fazer com que todos consigam aprender. “Em relação aos índices nacionais a educação da nossa região avançou muito. Mas, não podemos nos iludir. A educação abre portas e ter conhecimento é a melhor coisa na vida de uma pessoa”, disse.

Professora Alice Theis acompanhou a conferência
Professora Alice Theis acompanhou a conferência

A conferência teve também etapa prática onde os participantes foram divididos em grupos para avaliar cada das metas do plano. A professora Janine da Costa, presidente do Fórum Municipal de Educação, informou que um relatório deste trabalho será remetido ao Ministério da Educação. O próximo debate ocorrerá em 2019.