Mato Leitão, após avaliação dos danos causados pela chuva decretou situação de emergência.

Tendo em vista os prejuízos ocasionados no município devido a chuva intensa ocorrida durante a madrugada e todo o dia de ontem, 8 de outubro, além da queda de granizo, Mato Leitão decretou situação de emergência, através do Decreto Municipal Nº 3.645 de 08 de outubro de 2015.
Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil municipal, coordenada pelo vice-prefeito, Sergio Machado, o número de casas danificadas pode chegar a cem. “Durante todo o dia de ontem distribuímos e colocamos lonas nas residências que nos contataram para relatar danos em suas residências”, destaca Machado. O trabalho de distribuição de lonas ainda está acontecendo durante a manhã de hoje.
O Secretário de Obras, Adriano Fagundes, ainda está realizando um levantamento de todos os pontos do município atingidos, pois ontem o dia foi de socorrer os mais necessitados. “Estradas foram fortemente danificada, muito material que havia sido colocado foi levado embora, além disso, bueiros e valetas foram entupidos, causando transtornos para à população”, relata.
Os Arroios Grande e Bonito, que cortam diversas localidades do município transbordaram durante o dia de ontem, ocasionando transtornos no transporte, tanto escolar, quanto de empresas, como a Calçados Beira Rio. O acesso ao Frigorífico 3K, em Linha Conceição, também estava interrompido. Os estudantes do município também tiveram muita dificuldade de chegar até os educandários e muitos nem conseguiram chegar até as escolas.
O chefe local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira e o Secretário da Agricultura, Gerson Horn, irão realizar um levantamento completo das propriedades atingidas, no entanto, já é possível constatar que muitas plantações foram danificadas, acessos a propriedades rurais foram obstruídos e os agricultores tiveram perdas consideráveis devido à enxurrada de ontem.
A Assistência Social também está apurando os prejuízos causados especialmente nas famílias mais carentes. Nos próximos dias, a Administração Municipal se reunirá com o Conselho Municipal da Assistência Social, para definir critérios quanto à distribuição de brasilit, levando em conta casos em que seja comprovada carência.
A prefeita, Carmen Goerck, na tarde de ontem, se deslocou por diversas localidades do município para analisar a situação. “Foi possível ver que as localidades mais atingidas pela forte chuva foram as de Vila Santo Antônio, imediações do Loteamento Amizade e no Canto dos Dresch”, relata. “Salientamos que é importante que a população fique atenta, pois a chuva continua e novas avarias podem ocorrer”, destaca. A Administração Municipal, ainda orienta que na construção de novas casas os moradores optem por não usar o brasilit 4mm, pois por ser mais fino, novamente foi fortemente atingido pela chuva forte.