O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) organiza a montagem da equipe de trabalho para o Censo Agropecuário 2017, cujos trabalhos de campo terão início em outubro. Mato Leitão terá duas vagas para a função de recenseador.
A primeira etapa envolve o processo seletivo simplificado para Agente Censitário Regional (ACR). As inscrições pelo site fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibge terminam no dia 9 de maio, sendo que a prova está marcada para 2 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 41,00. Este funcionário atuará na sede regional em Venâncio Aires, juntamente com dois supervisores, que terão a tarefa de recolher e organizar as informações de nove municípios: Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Mato Leitão e Venâncio Aires.
O coordenador regional IBGE Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, explicou que o processo para definir os recenseadores será aberto na próxima segunda-feira, 24, com a publicação do edital com todas as orientações. O prazo de inscrição será finalizado no dia 23 de maio com prova prevista para 16 de julho.
O Censo Agropecuário envolverá um total de 114 servidores em 14 municípios da região. Os recenseadores visitarão todas as propriedades rurais para coleta das mais diversas informações. A pesquisa vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.