Um grande mutirão para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zilha e Chikungunya, está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Saúde. O trabalho no perímetro urbano ocorrerá no sábado, 24, através das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).

A atividade de verificação e eliminação de focos nos domicílios começa às 9h com várias equipes. Com uma meta bimestral de domicílios a serem visitados (1.681 casas), as agentes marcaram o trabalho para o sábado, tendo em vista que muitos moradores não serem encontrados em casa durante a semana, no horário comercial.

O mutirão prevê uma vistoria no pátio das em busca de criadouros de mosquito, ou seja, qualquer recipiente que tenha água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes procura depositar seus ovos. Lembrando que para evitar que o mosquito se multiplique é necessário esvaziar os recipientes, lavá-los pelo menos 1 vez por semana e, no caso de toneis ou reservatórios de água, utilizar cloro ou água sanitária para evitar a proliferação de larvas.

PRIMEIRA ETAPA

Em abril, as agentes realizaram vistoria em mais de 300 imóveis, sem a localização de nenhum foco. Destes 23 (7%) apresentaram algum potencial do mosquito, com presença de larvas.