Durante o dia de hoje, 12 de fevereiro, um mutirão coordenado pela Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde percorreu as ruas do município na entrega de folders e cartazes sobre a prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Além deste trabalho de conscientização, foram vistoriados locais públicos, como cemitérios, igrejas, ginásios, entre outros.
Nas residências foram entregues folders e nos comércios houve a distribuição de cartazes para serem expostos. Também aconteceu o recolhimento de materiais acumuladores de água, como pneus, por servidores das Secretarias de Obras, Viação e Trânsito e Agricultura e Meio Ambiente. A indicação era de que quem possuísse estes objetos na sua residência deixasse-os, de forma organizada, na frente das suas residências para que fossem recolhidos.
Esta ação foi realizada devido a grande mobilização que está acontecendo a nível nacional em relação ao assunto para, desta forma, prevenir a ocorrência de casos no município. A nível nacional esta campanha acontece amanhã, 13 de fevereiro, envolvendo estados e municípios. Em Mato Leitão a data para o mutirão foi a de hoje, tendo em vista a logística do município.
O trabalho de conscientização e orientação quanto à formação de focos do mosquito continuará sendo desenvolvido pelas agentes comunitárias de saúde durante as suas visitas de rotina.
panfleto de orientações sobre o zika