Neste ano, o nível 4 da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga está desenvolvendo o projeto “As coisas que voam”. Ele iniciou com a chegada de uma carta enviada pelo amigo Nicolau, na qual ele se despedia da turma e contava que encontrou um novo amigo: o homem que amava caixas. Desta forma, as professoras contaram esta história para aos alunos e perceberam que eles gostaram muito da pipa.

Assim, dias depois as crianças foram surpreendidas ao encontrarem uma carta e uma pipa enviada pelo homem que amava caixas. “A partir do encantamento deles pela pipa, nós professores decidimos trabalhar com turma a respeito das coisas que voavam”, explicam as professoras. Então, além da pipa, as crianças conheceram mais a respeito do vento, dos tipos de cata-ventos (cata-vento de brinquedo, moinhos de vento e o parque eólico), das bolhas de sabão e dos tipos de balões (festa, São João e o balão de passeio).

Durante os dias em que a turma estudava e conhecia sobre os balões, uma grande surpresa aconteceu: numa bela manhã, bem cedinho surge em Mato Leitão um balão de passeio de verdade. Assim, uma aventura que ficaria apenas em fotos se transformou em realidade e o encantamento e vontade de saber mais sobre eles aumentou. “Várias e várias vezes pudemos admira-lo aqui no céu de Mato Leitão, no entanto, nesta segunda-feira, 22, o balão que sobrevoou o nosso município marcou a tamanha admiração que as crianças tinham por ele”, explicam as professoras.

Elas relatam que pensavam que aquele seria um dia como os outros, vendo o balão de longe. Porém, desta vez foi diferente, pois o balão passou muito perto da escola. “Foi mágico para as crianças e funcionários poder ver o balão tão perto, tão grande e tão colorido”, finalizam.

24 de agosto de 2016 – Educação, Cultura e Desporto