Parcial de votos contabiliza participação de 301 eleitores de Mato Leitão no processo de votação das demandas da Consulta Popular 2016/17. Os dados foram encaminhados ao município pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) na manhã de hoje, 8, e correspondem a apuração feita dos votos online e por SMS até às 23h40min de ontem, 7, data em que a votação encerrava. O resultado da votação of-line só será divulgado pelo Governo do Estado na próxima semana.

Para garantir recursos da Consulta Popular deste ano o município precisava alcançar no mínimo 212 votos (6% do eleitorado municipal). As demandas trabalhadas como prioritárias foram o item 1 para apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e da pecuária familiar nas pequenas propriedades e o 2 fortalecimento do arranjo produtivo local (APL) de Agroindústria e Produção de alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo.  No total, foram listadas 10 demandas regionais, entre investimentos em redes trifásicas, melhorias na telefonia rural, investimentos em energias alternativas e apoio ao turismo.

Consulta Popular 

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, coordenada, atualmente, pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a consulta. As 28 regiões do estado selecionam os projetos.