Mesmo de férias, a prefeita Carmen Goerck, participará da Assembleia Geral de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que acontece em Torres durante os dias 27, 28 e 29 de janeiro. O evento contará com a participação de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul.
Com o tema “Ideias para superar a crise”, a edição deste ano pretende promover um amplo debate sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios e as perspectivas para a economia em 2016. Os assuntos que vão estar em destaque no evento são temas que preocupam prefeitas e prefeitos no último ano de mandato.
As atividades iniciam na noite de hoje, quarta-feira, com um jantar de confraternização, que será realizado a partir das 20h, na Sociedade Amigos da Praia de Torres. Na quinta-feira, 28 de janeiro, acontece a solenidade de abertura do evento, às 9h30min, no auditório da Ulbra. Em seguida, o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, falará sobre as conquistas e desafios da Famurs.
A principal atração do evento será uma palestra do jornalista Pedro Ernesto Denardin. Ele irá comandar um painel com o tema “Ideias para superar a crise” a partir das 14h45min. Em seguida, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, tratará da pauta municipalista na última palestra do dia. O dirigente irá abordar, entre outros assuntos, o impacto do piso salarial do magistério na finança dos municípios e a Marcha dos Prefeitos em Brasília.
Na manhã de sexta-feira 29 de janeiro, a partir das 9h30min, a defensora pública Adriana do Nascimento falará sobre regularização fundiária. Na sequência, às 10h, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marco Peixoto, acompanhado de sua equipe técnica, apresentará orientações sobre os cuidados que os prefeitos devem ter com as contas públicas ao concluir o mandato. Para que os gestores municipais evitem problemas com a Justiça Eleitoral durante o pleito deste ano, será promovido, a partir das 14h, o painel “Processo eleitoral e condutas vedadas”.