O concurso consiste em premiar prefeitos que tenham implementado projetos com resultados comprovados, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.
Os prefeitos podem concorrer em oito categorias: Melhor projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. Carmen está participando na categoria Inovação e Sustentabilidade com o projeto ‘Lixo: Fonte de Educação Ambiental e Sustentabilidade’. Está é a primeira vez que a chefe do Executivo participa do concurso.
O projeto trata de estratégias para diminuir o volume do lixo, dando-lhe a destinação correta, através de uma gincana criada pela EMEF Santo Antônio de Pádua que visa a seriação e venda do lixo seco da escola e trazido pelos alunos da sua própria casa, e o lixo orgânico é utilizado para adubo na horta escolar, envolvendo toda a comunidade escolar.
As agentes de desenvolvimento Ana Paula Reiter e Thaíse Hillesheim foram responsáveis pela elaboração do projeto e contaram com o auxílio da vice-diretora da EMEF Santo Antônio de Pádua Solange Inês Dhiel Stulp, que repassou as informações e materiais para o desenvolvimento do mesmo.
O julgamento dos prefeitos inscritos acontece até o dia 28 de março de 2016 e a premiação estadual será feita no dia 31 de março de 2016.
Viagem de estudos
A Prefeitura Municipal tem investimentos em relação à viagem de estudos dos alunos participantes do Projeto ‘Lixo: Fonte de Educação Ambiental e Sustentabilidade’. Uma parte da viagem é custeada com os recursos adquiridos com a venda do lixo, cujo valor é utilizado para as despesas como alimentação e ingressos. Outra parte, a que corresponde ao transporte para o deslocamento dos estudantes cabe à prefeitura. A cada R$ 1,00 arrecadado com a venda do lixo, a Prefeitura investe R$ 2,00, sendo assim todos os alunos possuem a oportunidade de participar da viagem.
O destino da viagem dependerá do comprometimento dos alunos no projeto, quanto maior o envolvimento, maiores os valores arrecadados e em consequência o destino será melhor.