A partir da adesão no programa Saúde na Escola, em 2012, equipe de profissionais desenvolvem anualmente diversas ações de prevenção e promoção da saúde nas escolas do Município. O andamento deste trabalho foi tema de uma reunião na quarta-feira, 25, com representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação.
O encontro ocorreu na Prefeitura com a participação do prefeito Carlos Alberto Bohn, profissionais das secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, além dos assessores pedagógicos da 6ª CRE, Lizete Nascimento, Graziela Lazzari e Juliano Ferreira. No ano passado, Mato Leitão recebeu no programa uma verba de R$ 6,6 mil, que foram aplicados na compra de equipamentos e materiais odontológicos, além de jogos pedagógicos.
Desenvolvimento das ações, prioridades, cadastramento e atualização dos resultados no sistema dos órgãos governamentais foram alguns dos temas tratados na reunião desta semana. Em Mato Leitão, o programa Saúde da Escola beneficia alunos das redes municipal e estadual.
SAÚDE NA ESCOLA
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral.
NÚMEROS
São mais de 1.000 alunos no Município. Emei Vó Olga com 211, 92 crianças na Emef Ireno Bohn, 264 na Emef Santo Antônio, 398 no Colégio Estadual Poncho Verde, 18 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 17 crianças na educação especial.