Em outubro do ano passado um forte temporal causou muitos prejuízos em Mato Leitão, atingindo inclusive agricultores. Três deles se enquadraram no Programa de Incentivo à Estruturação e Reestruturação das Propriedades Rurais conseguindo auxílio do poder público para amenizar prejuízos e retomar produção.

A Prefeitura adquiriu lonas para reforma de estufas usadas na produção de pepino, beterraba, rabanete, entre outros. Nos três casos, o investimento total chegou a R$ 9,9 mil beneficiando Edenilson Miranda Verneque de Santo Antônio, Gerson Alf do Acesso 20 de Março e Maria Iria Maldaner, residente no Canto do Griesang.

Os contratos administrativos foram assinados nesta semana durante reunião entre o prefeito Carlos Alberto Bohn, secretário da Agricultura João Carlos Machry, chefe da Emater Claudiomiro Oliveira e beneficiados. Cada agricultor terá um prazo máximo de 5 anos para devolver o valor em parcelas anuais e sucessivas. O valor será corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado nos últimos 12 meses anteriores à data do vencimento de cada parcela. O pagamento pontual das parcelas garantirá um desconto do valor equivalente a 50% do índice de correção a ser aplicado. O apoio aos produtores recebeu aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e Escritório local da Emater.

APOIO

O Programa de Incentivo à Estruturação e Reestruturação das Propriedades Rurais foi instituído em abril de 2009, pelo então prefeito Carlos Alberto Bohn. Incentivos: fornecer materiais e equipamentos; prestar serviços de máquinas e transporte de materiais; orientação e apoio técnico.