Licitação para a empresa que executará a obra deve acontecer ainda neste mês.

Na manhã de hoje, 8 de outubro, aconteceu uma reunião na sala do gabinete do Executivo entre as Administrações dos municípios de Mato Leitão e Santa Clara do Sul. O encontro tinha por objetivo esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao projeto de construção da ponte localizada entre os dois municípios, falar sobre a celebração de convênio entre as partes, já autorizadas pelas respectivas Câmaras de Vereadores das cidades envolvidas e debater outros tramites legais envolvendo a obra.
Participaram do encontro a Prefeita, Carmen Goerck, o Vice-prefeito, Sergio Machado, arquiteta da prefeitura, Natália Reckziegel e o Secretário da Agricultura, Gerson Horn representando Mato Leitão. Além disso, estavam presentes o Prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Rogério Immich, o Secretário de Administração e Fazenda do município, Eduardo Johann e o Engenheiro Civil, Samir Marcos Batisti, responsável técnico pela elaboração do projeto de construção da ponte.
A Prefeita aproveitou o momento para destacar que essa é uma notícia muito positiva para as duas cidades, pois em meio à crise que vive os municípios gaúchos, Mato Leitão e Santa Clara do Sul poderão dar essa notícia boa aos moradores do Vale do Sampaio.
LIBERAÇÃO DO RECURSO
Nesta semana, o Ministério de Integração Nacional-Secretaria de Proteção e Defesa Civil enviou para a Administração Municipal de Mato Leitão o ofício nº 3097/2015 comunicando a liberação de recursos federais para ações de recuperação de infraestrutura destruída/danificada por desastre da ponte sobre o Arroio Sampaio. Neste sentindo, a Administração Municipal do município está tomando todas as medidas legais para possibilitar no menor espaço de tempo o processo licitatório da obra de reconstrução da ponte localizada em Vila Sampaio. O valor liberado pelo Ministério da Integração Nacional para a obra é de R$ 359.757,15. O valor excedente áo este enviado será de contrapartida dos dois municípios envolvidos. O prazo para que a licitação seja feita é de 90 dias a contar do início de outubro, devendo a mesma ocorrer ainda neste mês.

HISTÓRICO:
O desastre climático que derrubou a ponte localizada sobre o Arroio Sampaio aconteceu no mês de junho de 2014. Desde o ocorrido, as Administrações Municipais de Mato Leitão e Santa Clara do Sul estavam empenhadas na busca de recursos para a reconstrução da ponte, que é de suma importância para a ligação entre os municípios, principalmente no que diz respeito ao escoamento da produção.
No mês de maio deste ano, o Representante Regional do Ministério da Integração Nacional Alexandre Wessner Kapper e o Coordenador Regional de Proteção de Defesa Civil Major Ricardo Accioly Gerhard realizaram a visita técnica a Ponte de Sampaio. Em junho a Prefeita, Carmen Goerck, protocolou pessoalmente a documentação complementar da reconstrução da ponte na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. E o resultado veio nesta semana, após todo o período de tramitação legal da documentação.
A Prefeita, Carmen Goerck destaca que a Administração municipal usou de todos os recursos para conseguir o apoio financeiro federal para a recuperação desta ponte, por isto hoje fica feliz com a notícia de que a obra irá acontecer após todo o esforço para a concretização dela.

Reunião da ponte de Sampaio 2