Empresários, dentre eles a presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Marlize Hinterholz e o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), Joni Machado, Administração Municipal e Brigada Militar estiveram reunidos na tarde de ontem, 13 de janeiro, para debater estratégias no intuito de intensificar a segurança pública desenvolvida no município. A medida foi adotada tendo em vista a ocorrência de diversos roubos em Mato Leitão em um curto período de tempo.
Mesmo em período de férias, o soldado Cristiano Figueiró Santos, responsável pelo Comando do Grupo de Policia Militar (GPM) em Mato Leitão, participou da reunião, acompanhado dos soldados Carlos Nícolas da Silva e Vânderson Lopes. Eles se colocaram a disposição dos empresários e Administração Municipal para esclarecimentos de dúvidas e repassaram algumas orientações acerca de atitudes que devem ser tomadas quando se estiver em meio a um roubo.
A prefeita Carmen Goerck destacou a preocupação do Executivo Municipal em relação a esses acontecimentos. “Sempre fomos um município tranquilo, com casos isolados de roubo. Mas no início deste ano foram três em cinco dias. Isso deixa nossos munícipes assustados e nossos empresários se sentem vulneráveis a qualquer ação dos bandidos”.
O soldado, Cristiano Figueiró, também relatou que o número de roubos ocorridos em período tão curto de tempo é algo atípico no município e que a Brigada Militar tem trabalhando intensamente para normalizar a situação. Figueiró ainda destacou a importância de a comunidade participar deste processo, denunciando ações que julguem suspeitas. “Mesmo que pareça algo inofensivo é importante que a pessoa ligue para a Brigada Militar. Pode não ser nada, como também pode ser o início ou a articulação para a ocorrência de um roubo”, destaca.
Os empresários também falaram da sua preocupação com os acontecimentos e salientaram o bom trabalho desenvolvido pela Brigada Militar, que tem intensificado o trabalho de fiscalização e se comprometeram em trabalhar em conjunto para denunciar qualquer ação que julguem suspeitas.
Atitudes que podem ser tomadas pela população
- Salvar o número de telefone da Brigada Militar no topo da sua agenda telefônica, assim em caso de nervosismo você saberá que ele é o primeiro da lista e achará com mais facilidade.
- . Ao ligar 190 se você possuir número de celular que pertence à operadora Vivo sua ligação será encaminhada direto para o município, caso seu número pertença a outra operadora a ligação será encaminhada para a Central. Por isso, use também o número de celular e fixo da Brigada Militar: 99961859 e 3784 1246.
- Ao perceber qualquer atitude suspeita, denuncie.
- Não tente reagir a um assalto. Isso pode tirar a sua vida e das pessoas próximas a você.
Perspectivas
A prefeita Carmen aproveitou a reunião para discutir com os empresários a possibilidade de o município começar a investir em fibra óptica para possibilitar a implantação do projeto de videomonitoramento já elaborado em parceria com os municípios do Vale do Taquari.
Os empresários receberam com bons olhos a sugestão deste investimento. A prefeita ainda ponderou que o projeto de segurança pública deverá ser publico-privado, sendo a intenção da Administração Municipal arcar com a despesa do projeto de fibra óptica e a manutenção do sistema de monitoramento preventivo. Entretanto, sugeriu que o setor empresarial fosse parceiro através do CONSEPRO na doação das câmeras de monitoramento.
O projeto para instalação da fibra óptica está em fase de elaboração, enquanto o projeto de videomonitoramento já está concluído.
O projeto de fibra óptica além de contemplar a segurança pública, irá beneficiar outros setores públicos que possuem dificuldades com a internet do município, como a área da saúde.