O Verde é Vida da Afubra realizou no último dia 8, no Vale do Taquari, uma reunião com representantes das escolas de Mato Leitão, Venâncio Aires, Sério, Boqueirão do Leão e Arroio do Meio. A Emef Santo Antônio de Pádua (SAP) recebeu a premiação de escola parceria do projeto que completa 27 anos de atividades.

Encontro do programa em Arroio do Meio
Encontro do programa em Arroio do Meio

Durante o ano letivo 2017 a escola desenvolveu diversas ações como plantio da ‘árvore da vida’, recolhimento do lixo e óleo saturado, arborização da rua em frente à escola até o Parque de Eventos, Hora da Leitura, oficinas, saídas de campo para estudo e trabalhos de pesquisa científica.

O tema ‘Cativar e criar laços para a vida’ teve como objetivos resgatar a sensibilidade e os valores humanos, valorizar o bem viver e conviver, motivar para construir sentidos de vida, aprendizagens com ética e ainda fortalecer os vínculos entre alunos, professores, escola e comunidade, entre outros. Para agosto está prevista uma Mostra Científica do Projeto Verde é Vida em Mato Leitão.

ÓLEO

A mobilização da SAP no programa de Coleta de Óleo Saturado conseguiu recolher 202 litros no ano passado. Mantido pela Afubra, os parceiros recebem R$ 0,50 por litro coletado, cujo valor, ao fim de cada ano, pode ser trocado por mercadorias. O óleo recolhido é transformado em biodiesel, usado em veículos da Afubra.

VERDE É VIDA

Objetivo de contribuir no crescimento da consciência ambiental de alunos, professores e comunidade, desenvolvendo educação socioambiental e promovendo a educação no meio rural, sua diversificação, sustentabilidade e valorização do homem do campo.