As despesas da Secretaria Municipal de Saúde no 2º quadrimestre deste ano (maio, junho, julho e agosto) alcançou o montante de R$ 898,7 mil. Os relatórios financeiro e de atividades, referentes as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro e Santo Antônio, foram divulgados na semana passada.

A audiência pública ocorreu na terça-feira, 26, na Câmara de Vereadores com a coordenação do secretário Arcênio Maldaner e da tesoureira da Prefeitura, Mariete Heinen. Por lei, a Prefeitura precisa investir 15% de sua receita no setor. As principais despesas envolvem pagamento de funcionários, manutenção de veículos, combustíveis, compra de medicamentos e ainda serviços médicos, odontológicos e laboratoriais.

Entre os meses de maio e agosto foram atendidas no balão da Secretaria Municipal de Saúde mais de 3,1 mil pessoas. Além de atendimentos nas duas UBSs, pacientes são transportados ainda para procedimentos em cidades como Lajeado, Venâncio Aires, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo, entre outros.

ALGUNS DADOS (maio, junho, julho e agosto)

–  6,9 mil exames

– 100 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

– 6 novos casos de câncer

– 9,5 mil atendimentos na Farmácia Básica