A comunidade de Mato Leitão fez novamente bonito na votação deste ano da Consulta Popular. Mais de 1.600 eleitores atenderam ao chamado do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) para votar em projetos e, assim, garantir recursos para investimentos. O índice de participação chegou a 43,56% o segundo maior do Vale do Rio Pardo.

O presidente do Comude, Cleberton Ferreira da Silva, avaliou o trabalho de forma muito positiva. “Atingimos um crescimento na participação de votantes em cerca de 28% em relação ao ano anterior. Isso se deve a estratégia adotada que possibilitou que o município fosse contemplado em três projetos dos cinco aprovados na região do Corede. No ano passado tivemos êxito em apenas um”, disse.

Mais de 20 pessoas (Agentes de Saúde, servidores, integrantes do Comude e voluntários) atuaram diretamente nos dias de votação. “Esse envolvimento destas pessoas na linha de frente possibilitou o sucesso na votação. Em razão deste trabalho, Mato Leitão ficou em segundo lugar na proporção de votos (eleitor), atingindo 43%. Fica o agradecimento do Comude pelo envolvimento de todos” afirmou Ferreira.

Todos os 23 municípios da região atingiram o índice mínimo para serem contemplados no rateio dos recursos. Em relação ao ano anterior, a votação aumentou no Vale do Rio Pardo passando dos 39 mil para mais de 41,5 mil eleitores.

O Corede/VRP vai realizar uma assembleia em 27 de julho, às 13h30, na sala 101 da Unisc, com a participação do coordenador estadual da Consulta Popular, Teonas Fabiano Baumhardt e técnicos das secretarias de Estado, para realizar o rateio dos recursos entre os municípios.

SAIBA MAIS

– Mato Leitão conseguiu 1.624 votos, sendo 317 online e 1.307 off-line

– índice de 43,56% de um total de 3.728 eleitores

– projetos contemplados: videomonitoramento e cercamento eletrônico (488 votos)

                                                   apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar (475 votos)

                                                   ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS (279 votos)