A votação das prioridades no processo Consulta Popular começa nesta terça-feira, 26, e segue até quinta-feira, 28 de junho. Mato Leitão definiu como prioridades projetos nas áreas do setor primário e segurança pública.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) confirmou seis pontos fixos para facilitar a captação de votos. Os locais de atendimento (três dias) funcionarão na recepção da Prefeitura, Secretaria de Educação, Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Secretaria da Agricultura e Escola Santo Antônio de Pádua, na Vila Santo Antônio. O trabalho envolverá também Agentes Comunitárias de Saúde e outros voluntários.
Na última sexta-feira, 22, o presidente do Comude, Cleberton Ferreira da Silva, reuniu a equipe para repassar orientações sobre o processo deste ano e definir estratégias. A ideia é manter a excelente participação do município, sempre destaque regional. As sugestões para os eleitores são os projetos de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, ampliação da infraestrutura rural, videomonitoramento e cercamento eletrônico.
Cada eleitor poderá escolher somente um projeto que consta na cédula de votação (dez opções), sendo necessária a apresentação do Título de Eleitor.
2017
No ano passado, Mato Leitão conseguiu 1,2 mil votos, percentual de 35,73%, o segundo maior da região. Neste ano, para participar do rateio de recursos, o município precisa alcançar 223 votos (6% do número total de eleitores). O Vale do Rio Pardo terá disponível R$ 2,9 milhões.
VOTAÇÃO
Nos dias 26, 27 e 28 de junho. Forma de votar: on line (3 dias) no endereço www.consultapopular.rs.gov.br; off line com aplicativo (2 dias); SMS mensagem de texto (2 dias). Toda urna que for pública dever estar acompanhada de uma lista de presenças.