Abrindo o 22º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais na cidade das Orquídeas, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, cerca de 5 mil pessoas foram às ruas de Mato Leitão para se manifestar contra a Reforma da Previdência, imposta pelo Governo Federal através da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287. O ato foi organizado pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, na qual o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR-VA) faz parte. A prefeitura de Mato Leitão foi parceira na organização do encontro.
As trabalhadoras rurais se reuniram em frente à Igreja Matriz Santa Inês, as primeiras manifestações ocorreram ainda defronte a Prefeitura com a presença do prefeito Carlos Bohn, vice Arly Stöhr, presidente da Câmara Elton Uhlmann, secretários e demais vereadores de Mato Leitão. Depois, seguiram em caminhada até a SEUBV. Ao longo do percurso, palavras de ordem como ‘Nenhum direito a menos!’. Após a movimentação, ocorreu a abertura oficial do 22º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais, no segundo pavilhão do centro de eventos.
Após fala de autoridades, o pronunciamento marcante da abertura, ficou por conta da fala da Primeira Dama do município de Mato Leitão, Vera Bohn, emocionou a todos. “Nós não queremos tomar o lugar dos homens. Mas nós queremos que eles estejam do nosso lado.” Na oportunidade, Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizaram um ato com a bandeira da entidade de cada localidade presente no evento.
“É fundamental que a mulher vá para a rua e mostre a sua força, afinal ela tem um papel muito importante na sociedade.” destacou Sandra Wagner.
Aproximando o ato contra a reforma da previdência, os trabalhadores presentes puderam ouvir uma palestra explicativa sobre a PEC 287, com a Advogada especialista em Direito Previdenciário, Ana Berwanger. Em outro ambiente, durante todo o dia houve exposição de orquídeas, flores e também artesanato rural.