Uma nova campanha no setor primário está em andamento em Mato Leitão. A Secretaria Municipal da Agricultura definiu o roteiro de vacinação do gado no Programa de Controle e Erradicação da Brucelose.
É mais uma ação do governo Carlos Bohn/Arly Stöhr (Flecha) em apoio ao agricultor na área de sanidade animal. A conclusão do trabalho está prevista para dia 26 de junho. A Prefeitura disponibiliza os profissionais para aplicar a vacina em todas as propriedades rurais conforme roteiro que começou hoje. A iniciativa inédita visa diminuir o impacto negativo da doença na saúde humana e animal, além de promover a competividade da pecuária municipal.
Em outros anos a vacinação ocorria somente mediante solicitação do produtor. Neste novo formato o criador fica responsável somente pela taxa de deslocamento do profissional. A vacinação passa a ser importante sendo inclusive requisito para emissão da Guia de Transporte Animal (GTA). O foco da campanha é a imunização das fêmeas com idade entre 3 e 8 meses.
ROTEIRO
– 12/06 (segunda-feira): Linha Hillesheim (propriedades entre Valtimir Pilz e Edelvan Heinen); Linha Puhl (Nelson Scheibler até André Lenhardt)
– 13/06 (terça-feira): Sampaio Baixo (Paulo Pilz até Elio Mohler; Guido Schneider
incluindo Ivo Klein até Egon Griesang)
– 14/06 (quarta-feira): Sampaio (João Carlos Kerber Neto até Ênio Roque Heisler; Elton Scheibler até Afonso Wildner; Renato Alfonso Heisler até Bruno Lucas Heissler)
– 16/06 (sexta-feira): Arroio Bonito (Nilson Griesang até Leonor Wildner; Roque Henckes até João Carlos Machry e Canto do Pedro Mallmann; Jair Becker até Oladir Wildner; Gilberto Dresch até Luiz Kappaun, incluindo Canto Márcio Alf)
BRUCELOSE
É uma infecção que afeta principalmente animais, incluindo bovinos. Os seres humanos desenvolvem brucelose quando eles entram em contato com animais contaminados ou produtos de origem animal.