O processo de votação das prioridades da Consulta Popular 2016/17 está em andamento nos municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corde/VRP). Ao todo 23 municípios estão divididos em duas áreas: oito na região Centro-Serra e os demais no Baixo Vale.
Neste ano, a votação será um pouco diferente. Umas das mudanças é que o processo será realizado ao longo de três dias e não mais um só como era em outros anos. A população poderá votar nas prioridades nos dias 5, 6 e 7 de julho e o voto será presencial, via aplicativo disponível nos Coredes, e online, via site. Desta forma, será excluído o modelo de votação por cédulas de papel. O título de eleitor e a identidade são os documentos que comprovam a habilitação para participar do processo.
O Corede Vale do Rio Pardo terá R$ 1.862.126,71 nesta edição da Consulta Popular. O valor é 20% menor do que no ano passado. As demandas para a votação ainda estão sendo definidas em assembleias públicas microrregionais. O primeiro encontro ocorreu na quarta-feira, 8, em Santa Cruz do Sul para os 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo. A assessora de Gabinete da Prefeitura de Mato Leitão, Ana Paula Reiter, compareceu no encontro representando o município.
Em cada assembleia serão apontadas dez demandas. Após, em encontro geral, serão selecionadas dez propostas para compor a cédula de votação do Vale do Rio Pardo. Em 2015 Mato Leitão alcançou na votação o melhor índice entre os municípios do Baixo Vale do Rio Pardo. Foram contabilizados 1.344 votos, índice de 41,77% dos eleitores.
10 de junho de 2016 – Geral