Durante os três dias de realização da 11ª Exposição de Orquídeas – Laelia purpurata – em Mato Leitão, organizada pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado com o apoio da Administração Municipal da Cidade das Orquídeas, visitantes de diversas cidades do Estado do Rio Grande do Sul se fizeram presente no evento, que é a maior exposição do gênero do Brasil.

A exposição aconteceu durante os dias 2, 3 e 4 no ginásio de esportes da Seubv e iniciou a sua programação na tarde desta sexta-feira, 2, com o julgamento das plantas vindas de várias cidades da região e Estado. Doze juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos avaliaram centenas de orquídeas para compor o pódio principal, formado por 65 prêmios. Durante os outros dois dias a visitação estava aberta das 9h até 21h, no sábado e das 9h às 18h, no domingo, último dia de exposição.

A solenidade oficial de abertura do evento aconteceu às 10h do sábado, 3, e contou com a participação de autoridades municipais, integrantes do Nova e  comunidade em geral. Além disso, se fizeram presentes as princesas da 1ª Festa das Orquídeas, Natália Reckziegel e Jaqueline Finkler e da 2ª Festa, Amanda Assmann e Fernanda Konrad. Conforme o presidente do Nova, Claudio da Costa Cruz, o número de plantas expostas foi de aproximadamente 1.000, sendo que o Nova expôs em torno de 500.

PALESTRA

Durante a tarde do sábado, 3, aconteceu a palestra com a escritora Maria Delfina Resende Machado de Araújo, autora do livro “Orquídeas Brasileiras – Espécie e Híbridos”. A palestra era gratuita e aberta ao público e reuniu um grupo grande de pessoas interessadas no tema.

5 de dezembro de 2016 – Eventos