O Programa de Educação Fiscal é um amplo projeto educativo, que tem como finalidade formar um cidadão consciente, capaz de intervir, através de uma postura participativa, como agente transformador da realidade social.

No município de Mato Leitão, as escolas estão desenvolvendo desde o início do ano projetos relacionados a este assunto, instruindo os alunos desde cedo da importância deste tema. Na EMEF Santo Antônio de Pádua, por exemplo, a turma do 2º B, sob coordenação da monitora Luciela Parabôa, desenvolveu neste segundo semestre, atividades teóricas e práticas sobre a Educação Fiscal. Esta é uma turma de educação em tempo integral, sendo que no turno da manhã são desenvolvidos os conteúdos programados na grade curricular e a tarde são realizadas oficinas e projetos.

Entre as atividades desenvolvidas estão leituras de livros sobre o sistema monetário, simulações de ‘mercadinhos’ para se aprender a como dar o troco utilizando dinheiro de brinquedo, visita ao mercado SUPERDOBOM, cálculos, emissão de nota fiscal de brinquedo, análise de cupons fiscais e brincadeira com o jogo Banco Imobiliário. Além disso, foi trabalhado o livro “As economias de Mário”, havendo uma exploração da história e o debate sobre como fazer economia. Os alunos também brincaram de banco, onde tiveram noções de retirada e depósito de dinheiro, e de loja, com compra e venda de produtos fictícios, onde aprenderam a comprar e vender com dinheiro e cheque de brinquedo.

23 de dezembro de 2015-  Educação