Todas as turmas da Escola Santo Antônio participam da hora cívica durante o ano letivo. Neste mês, a atividade ficou à cargo do 5º Ano (manhã) e do Nível 5 (tarde). Integrando-se aos festejos da Semana da Pátria, o quinto ano coordenados pela professora Letícia Heinen trabalhou em sala de aula questões positivas e negativas do país. A partir desses apontamentos, os alunos foram desafiados a construírem um texto em conjunto: ‘Qual é o país que queremos para o nosso futuro
O Brasil que nós queremos é um Brasil com mais respeito e amor ao próximo, indiferente da cor da pele, sexo, classe social, jeito de ser e agir ou forma de pensar.
Queremos um Brasil mais seguro, protegido de assaltos, do tráfico de drogas e da violência. Um Brasil onde os policiais sejam valorizados, com salários justos e condições de trabalho, ou seja, equipamentos e viaturas.
Queremos um Brasil com respeito ao Meio Ambiente, através da reciclagem, destinação correta do lixo e preservação da fauna e da flora.
Queremos um Brasil onde os animais não sejam abandonados e maltratados, mas sim cuidados e amados.
Queremos um Brasil com educação de qualidade para todos, escolas com boa estrutura, boa merenda e recursos. Que os professores sejam valorizados, com salário justo e condições de trabalho. Que sejam respeitados pela sua importância, pois sem o professor nenhuma outra profissão existiria.
Queremos um Brasil com políticos honestos e que cumpram com suas promessas de campanha. Que sejam eleitos para servir ao povo brasileiro, e não apenas para ganhar dinheiro.
Queremos um Brasil onde mulheres e homens tenham os mesmos direitos. Um Brasil onde as mulheres não vivam com medo de ser violentadas, agredidas, ofendidas, abusadas ou mortas pelo simples fato de serem mulheres. Mas que sejam bem tratadas, respeitadas e valorizadas como geradoras da vida.
Queremos um Brasil mais solidário, onde as pessoas sejam capazes de se colocar no lugar do outro. Capazes de desenvolver o pensamento coletivo, de dividir e ajudar, e deixar de lado o individualismo.
Enfim, queremos um Brasil de respeito, amor e gentileza, mas principalmente, de esperança em um mundo melhor. E a parte de cada um começa agora, nas próximas eleições. Pesquisando bem os candidatos e elegendo aquele que realmente representa aquilo que desejamos para o nosso país. A parte de cada um, começa agora, nas próximas eleições. Pesquisando bem os candidatos e elegendo aquele que realmente representa aquilo que desejamos para o nosso país’.
O Nível 5, coordenados pela professora Luna Klafke e a monitora Ana da Costa, estão envolvidos com o projeto ‘Meu Mundo’ embasado no projeto da escola ‘Quando a gente muda, o mundo muda com a gente’, o qual visa sensibilizar as crianças para a importância da mudança individual, para assim melhorar o coletivo.
Procurando responder aos questionamentos das crianças com relação aos acontecimentos do cotidiano, bem como incentivá-los a valorizar e cuidar do nosso mundo, pensamos em uma apresentação para a hora cívica em algo que pudesse despertar este “cuidar” e o amor pela natureza, pelas pessoas e pelas coisas boas da vida.
Dessa forma apresentamos às demais turmas do educandário, a história ‘O Mundinho’ da Autora Ingrid Biesemeyer Bellinghusen, história esta que fala como era o mundo, com suas belezas e como ficou após a chegada do homem que trouxe consigo a ganância e consequentemente a destruição do mundo, mas também mostra o que cada um pode fazer para cuidar e preservar nossa casa que é nosso Planeta.
Para finalizar com emoção a turma cantou a música ‘A Paz’ do Grupo Roupa Nova, pedindo por um mundo de paz, amor, harmonia e esperança. A escola em todos os seus níveis de ensino, tem o propósito de que a diferença do nosso país está nas atitudes de cada um. Sozinhos conseguimos pouco, mas unidos num mesmo objetivo conseguiremos construir um mundo melhor, deixando para trás tudo de negativo que foi citado acima no texto.