A proliferação do mosquito ‘borrachudo’ é comum nesta época do ano e por isso a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve mais uma etapa na prevenção e combate ao inseto. Uma empresa terceirizada foi contratada para o trabalho que ocorrerá na cidade e também no interior. Somente em materiais o investimento do poder público supera R$ 16,7 mil.

A aplicação do bioinseticida (BTI), desenvolvido a partir de uma bactéria específica para controlar insetos e que não prejudica a saúde das pessoas, dos animais e das plantas, tem como objetivo interromper o ciclo do inseto. O ‘borrachudo’ representa um grande incômodo, em especial para pessoas alérgicas.

O trabalho começa nesta semana em córregos junto ao perímetro urbano seguindo para as localidades do interior. A aplicação, sempre dependendo das condições do tempo e nível das sangas e arroios, se dará a cada 15 dias.

 

BARATAS

Outro trabalho que será retomado nos próximos dias é o controle de baratas domésticas, transmissores de várias doenças, no perímetro urbano. Produto específico será aplicado em vias públicas especialmente nas bocas de lobo. As baratas são sinônimo de sujeira, correndo por todos os lados e contaminando tudo o que tocam.

Trabalho no combate de baratas será retomado

SAIBA MAIS

Mosquito

São pequenos, de cor escura, pernas curtas e aspecto corcunda. Existem cerca de 50 espécies. Têm hábitos diurnos e picam geralmente fora das habitações. Cada fêmea pode colocar até 2.500 ovos no seu ciclo de vida, que dura em torno de 30 dias.