A escola tem um importante papel social de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres que possam ser úteis à sociedade. Uma das atividades na Escola Infantil Vó Olga envolve a educação fiscal, com destaque para o Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

A turma da Nível 5 (22 crianças) recebeu orientações em sala de aula e depois na prática de como realizar compras de maneira correta, sempre exigindo nota fiscal. A partir de uma mateada alusiva a Semana Farroupilha os alunos montaram uma lista de compra dos produtos necessários, com auxílio dos professores.

Com as explicações, as crianças seguiram até um supermercado para a atividade na prática. A turma foi dividida em grupos na aquisição das mercadorias e depois passar pelo caixa, efetivando a compra. Novamente em sala de aula, as notas fiscais foram reunidas e analisadas pelas crianças. A supervisora Simone Silberschlag destaca que a proposta é de dar continuidade no projeto educação fiscal com outras turmas, a partir do próximo ano letivo.

DINHEIRO

– Educação: Colégio Estadual Poncho Verde recebeu R$ 41 mil referente a 55 etapas do programa e com 601 cidadãos apoiadores

– Saúde: Estratégia Saúde da Família (ESF) com R$ 85 mil (48 etapas) e 445 cidadãos

NFG

A lei 14.020, 25 de julho de 2012, institui Nota Fiscal Gaúcha e o integra o conjunto de programas que buscam fomentar a cidadania fiscal. Ações: enfrentamento da sonegação, destinação dos recursos arrecadados, controle social sobre os gastos efetuados com recursos públicos.