A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul será de 1º a 31 de maio, conforme programação da Secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Deverão ser imunizados todos os bovinos e búfalos, totalizando cerca de 12,5 milhões de animais.
A estimativa é de que 300 mil propriedades estarão envolvidas no processo, cuja meta é atingir cobertura vacinal superior a 90%. Em 2018, em duas etapas (maio e novembro), houve 97% de cobertura. Em Mato Leitão, a Secretaria Municipal da Agricultura vai novamente adquirir as doses da vacina que serão distribuídas gratuitamente aos produtores. A expectativa é da compra de 5,1 mil doses.
Este ano a vacina contra a febre aftosa terá alteração na formulação, com redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml. A vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C). As opções comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com a finalidade de diminuir as reações vacinais (nódulos).
SAIBA MAIS
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no estado ocorreram nos anos 2000 e 2001 e resultaram em graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário de 29 mil animais.