A partir de hoje, 2 de maio, os agricultores de Mato Leitão podem retirar as doses da vacina contra a febre aftosa, na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. A primeira etapa da campanha ocorre em todo o Rio Grande do Sul até o final deste mês.

As doses da vacina (4,5 mil) serão novamente doadas pela Prefeitura. Para ter acesso ao produto o agricultor precisará estar em dia com a declaração anual de animais. Outra orientação envolve o aproveitamento das doses (cada frasco com 15). Os produtores com poucos animais devem se organizar com vizinhos com o objetivo de evitar o desperdício.

Aqueles que não comprovarem a vacinação do rebanho ficam impedidos de transitar com os animais até regularizar a situação, sendo autuados conforme determina o Decreto Estadual 52.434/15. O valor inicial da multa é de R$ 1.172,13. Neste ano, a vacina teve alterações na sua formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2 ml.

SAIBA MAIS

Aftosa- vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais.