A centelha da Chama Crioula, símbolo maior dos festejos farroupilhas, já está em Mato Leitão. Depois de 11 dias na estrada, com percurso de 406 quilômetros, a Cavalgada da Integração chegou na última terça-feira pela manhã, 27, sendo recepcionada por autoridades, comunidade e alunos das escolas Ireno Bohn e Vó Olga.
A cavalgada partiu de Tenente Portela no último dia 17 de agosto. Mais de 300 municípios receberam uma centelha da Chama Crioula que está sendo distribuída pelo Estado. O ritual é repetido todos os anos, desde 1947, e marca o início dos festejos farroupilhas. A celebração segue até o próximo dia 20 de setembro, considerado o Dia do Gaúcho.
O CTG Querência da Mata participou da cavalgada juntamente as entidades Chaleira Preta e Lenço Branco, ambas de Venâncio Aires. O grupo (nove cavalarianos com apoio de quatro pessoas) passou por vários municípios como Palmeira das Missões, Colorado, Carazinho, Tapera, Espumoso, Barros Cassal, entre outros.
O patrão Renato José Dameda (patrão), Delmar Gomes de Carvalho, Paulo Silva, João Sell e Airton Bohn (apoio) representaram a entidade local. “A gente vive o tradicionalismo nos 12 meses do ano, mas essa época é muito especial. Fortalecemos a amizade e o companheirismo nesta cavalgada que atravessou o Estado”, disse Renato Dameda.
A recepção aos cavalarianos contou com a presença do prefeito Carlos Bohn, secretária de Educação Júlia Theisen e vereadores Osmar Bick (presidente), Elton Uhlmann e Clair Sell Konrad. “Vários dias no lombo do cavalo, trazendo com muito orgulho as bandeiras do Brasil, RS e do nosso município. Estamos muito orgulhosos que vocês (tradicionalistas) cumpriram mais esta jornada. Deixaram a família, afazeres particulares de lado em nome da tradição”, destacou o prefeito Carlos Bohn.
GERAÇÕES
A cavalgada deste ano reuniu três gerações da família Santos. Todo o percurso contou com a presença do avô Orlando, pai Silvio José e da neta Ana Júlia. A família integra o CTG Lenço Branco de Venâncio Aires.