A Secretaria Estadual da Fazenda divulgou os percentuais que caberão a cada um dos 497 municípios gaúchos no rateio da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao longo de 2020. Mato Leitão terá um crescimento de 3,57%.

A estimativa da equipe do Setor de Tributos é para uma arrecadação, no próximo ano, em torno de R$ 6,8 milhões. No ranking estadual Mato Leitão passa para a posição de número 241 (atualmente 246). Empresas como Calçados Beira Rio, Biscobom Alimentos e Móveis Vaires (Göttems) registraram incremento nos negócios e o setor primário manteve o equilíbrio nas mais diversas atividades.

Agricultura, um dos pilares da economia

Em nível municipal, o setor indústria/comércio/serviços representa 51,84% no índice, a agricultura com 39,15% e outros fatores representam 9,01%.  Apurado pela Receita Estadual, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para o ano que vem aponta como o Estado irá repartir cerca de R$ 7 bilhões entre as prefeituras.

Os repasses estaduais e federais representam, em média, 40% do total das receitas dos municípios gaúchos. O ICMS sozinho responde por metade deste montante, seguido do Fundo de Participação dos Municípios (16%, que é federal) e do IPVA (4%, que é estadual).

MAIORES EMPRESAS (2018)

1º- Calçados Beira Rio

2º- Biscobom Alimentos

3º- Móveis Vaires

4º- Frigorífico 3K

5º- Super Dobom

6º- Ditlanta Distribuidora

7º- Transporte Logística 3K

8º- Kirch e Silva

9º- JDL Indústria Metalúrgica

10º- PRM Couros