O cinema itinerante, denominado de CineSolar, esteve pela primeira vez em Mato Leitão. O projeto que utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes reuniu um grande público na última quinta-feira, 14, véspera do feriado nacional da Proclamação da República.
Diante da instabilidade do tempo a programação foi desenvolvida na Seubv. O CineSolar é um programa de abrangência nacional do Instituto CPFL, plataforma social do Grupo CPFL do qual faz parte a RGE, empresa que trabalha com energia elétrica no Município e região.
Com ingresso gratuito o CineSolar exibiu curtas metragens e o filme Turma da Mônica -Laços-. A equipe utiliza uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas.
ITINERANTE
O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL e apoio da RGE. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal.
DANÇAS
O evento marcou também a estreia dos grupos de danças gauchescas, oficina desenvolvida com alunos das escolas municipais Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua, Colégio Estadual Poncho Verde.
PRAÇA
Alunos participaram ainda de uma atividade ao ar livre com a equipe CineSolar, na Praça da Matriz Santa Inês. Na Oficinema Solar Expo Tecnologia, as crianças puderam entender de forma lúdica como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
SAIBA MAIS
Dezesseis municípios do Rio Grande do Sul estão sendo atendidos pelo CineSolar neste mês: Nova Bréscia, Nova Petrópolis, Morro Reuter, Triunfo, Gravataí, Canoas, Nova Pádua, Mato Leitão, Pinto Bandeira, Pinhal da Serra, Ciríaco, Vila Maria, Santa Rosa, Itacurubi, São Borja e Itaqui.