A primeira etapa da campanha de vacinação da febre aftosa começa na próxima segunda-feira, 16 e vai até 14 de abril. A Secretaria Municipal da Agricultura alerta para que os produtores atualizem o quanto antes o cadastro de animais.
A etapa, que ocorre tradicionalmente em maio, foi antecipada de acordo com parecer do Ministério da Agricultura e faz parte da estratégia do Estado para ser declarado como livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, num segundo momento, o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Em todo o Rio Grande do Sul, a expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. A dose da vacina segue a mesma das etapas anteriores, de 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C).
Os produtores deverão comprovar a vacinação até 22 de abril. A Prefeitura de Mato Leitão vai novamente distribuir gratuitamente as doses da vacina, ficando ao agricultor a responsabilidade da aplicação nos animais.